RECENSÃO CRÍTICA: MULTICULTURALISMO E GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Resumo
Faz-se menção ao artigo “Multiculturalismo e Gestão Democrática Escolar: Concepções e Práticas”, de Maria Joselene da Silva Bento, Terezinha Maria Neta e Cilene Alves da Silva. O artigo está estruturado por uma breve introdução e subdividido em três temáticas: a) O Multiculturalismo no Contexto Escolar; b) A Gestão Escolar Democrática, análises dá prática de um gestor de escola pública para acções democráticas e multiculturais; c) Considerações Finais, seguidas das Referencias Bibliográficas.
O artigo discute a presença do multiculturalismo na escola e a realização de práticas educativas democráticas a partir do trabalho realizado pelo gestor escolar. O multiculturalismo é uma discussão que vem ganhando espaço nas actividades escolares, principalmente as que dizem respeito às relações humanas e à valorização da identidade de cada um dos sujeitos envolvidos no ambiente educativo.
Referências
ARAÚJO, Francisca Socorro. Multiculturalidade. 2007. Disponível em < http://www.infoescola. com/sociologia/multiculturalidade/ > Acesso em 02 de Mar. de 2013.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Sociedade, Educação e Cultura(s): Questões e Propostas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. (Multiculturalismo e Educação: a construção de uma perspectiva)
FREIRE.Paulo HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática da Escola. 13. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. (A administração Escolar numa Perspectiva Democrática; 33-58). 4.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo: Cortez, 2003. (Os Conceitos de Organização, Gestão, Participação e Cultura Organizacional; o Sistema de Organização e Gestão da Escola; p. 95-133).
MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; OLIVEIRA, Francisco de Fátima Araújo; DIEB, Messias Holanda (Orgs.). Educação na Contemporaneidade: Políticas e Gestão dos Sistemas e da Escola Pública. Curitiba, PR: CRV, 2012. (Democratização da Gestão à Luz dos Discursos dos Dirigentes Municipais: uma Análise do âmbito da região do Alto Oeste Potiguar; p. 121-137).
SANTOS, Boaventura de Souza. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. São Paulo: Boitempo, 2007. (Todo o livro).
TORRES, C. A. Teoria Crítica e Sociologia Política da Educação. São Paulo: Cortez, 2003. (Multiculturalismo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 JORGE VITUNGUNAIS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.