Responsabilidade civil por perda de oportunidade no direito angolano
Palavras-chave:
Oportunidade, Direito, Responsabilidade, Civil, Angola.Resumo
Pretendemos com esta abordagem apresentar o nosso parecer sobre a perda de oportunidade na responsabilidade civil e sua possível aceitação no Direito angolano. Podemos, entender por perda de oportunidade em direito, quando uma acção ou omissão de terceiro impede determinado sujeito de obter o resultado que em condições normais teria a possibilidade de alcança-lo. Constituem exemplos para a caso, o diagnóstico errado feito por um médico, perder num processo judicial por não contestação imputável ao advogado, perder a oportunidade de ser contratado por existência de um pré- acordo com outra instituição que depois não chega de celebrar o contrato, etc. No direito comparado, as doutrinas mais conhecidas, são a francesa de onde nasceu a temática conhecida como perda de chance, a italiana predominantemente a nível do direito do trabalho, a inglesa que só permite a indemnização por perda de chance quando esta supere os 50% , a alemã e a portuguesa por proximidade à nossa realidade e que torna a comparação mais próxima. Não encontramos em termos de doutrina local ou nacional, nenhum posicionamento e tendo em conta que se trata de uma nova área temática, e para contribuir para a interpretação e solução de problemas relacionados com a perda de oportunidade, foi com este propósito que abraçamos este desafio, que será feito na base de revisão bibliográfica e interpretação de normas.
Referências
BRANCO, I. M. F., 2015. A IDEIA DE “PERDA DE CHANCE” E A SUA APLICAÇÃO JURISPRUDENCIAL EM SEDE DE MANDATO JUDICIAL. Coimbra: Coimbra Editora.
Coord. DIAS, J. d. F., CANOTILHO, J. J. G. & COSTA, J. d. F., 2008. Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor António Castanheira Neves. Coimbra: Coimbra Editora. FERREIRA, R. C., 2011. Indemnização do Interesse Contratual Positivo e Perda de Chance. Coimbra: Coimbra Editora.
JUNIOR, F. E. S., 2017. repositorio.ual.pt. [Online]
Available at: http://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/3414/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O-2014-1-FERNANDO%20ESTIMA-20141243_VERS%C3%83OFINAL%20Atual.pdf [Acedido em 16 09 2019].
LEITÃO, L. M. T. d. M., 2018. Direito das Obrigações. 15ª ed. Coimbra: Almedina.
PEDRO, R. T., 2009. A Responsabilidade Civil do Médico: Reflexões sobre a noção da perda de chance e a tutela do doente lesado. Coimbra: Coimbra Editora.
PINTO, P. M., 2009. Interesse Contratual Negativo e Interesse Contratual Positivo.
Coimbra: Coimbra Editora.
SIMÕES, F. A., 2015. Indemnização por Perda de Chance. [Online] Available at: http://repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/1533/1/TMD%2040.pdf [Acedido em 12 09 2019].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Agnaldo Jonas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.