Impacto dos crimes passionais nas famílias: visão do infractor

Autores

Palavras-chave:

crime passional, famílias, infractor

Resumo

O crime passional é uma realidade social que afecta o bem- estar das famílias e põe em risco a coesão colectiva. O presente trabalho tem como objectivo analisar a visão do infractor em relação ao impacto de seu acto criminoso nas famílias. A pesquisa foi realizada com indivíduos privados de liberdade que cometeram crime passionais contra as suas parceiras. A amostra seleccionada para a pesquisa contou com 7 participantes do sexo masculino internados no estabelecimento prisional do Cambiote na província do Huambo/Angola. O método usado é de carácter qualitativo, e o instrumento de investigação foi o questionário. Os resultados apontaram que os participantes reconhecem que o crime praticado por eles teve um grande impacto nas suas famílias causando graves consequências tais como: desestruturação familiar, sentimentos de mágoas e de revolta, filhos entregues a própria sorte, conflitos familiares culminando com a ruptura brusca dos laços entre membros deste grupo social.

Referências

Ander-Egg, E. (2000). Métodos y técnicas de investigación social III: cómo organizar el trabajo de investigación. Buenos Aires: Editorial Lumen.

Aquino, J. (2016). Temáticas em Criminologia:visão geral da ciência criminológica. Obtido de https://jus.com.br/artigos/48269/tematicas-essenciais-em-criminologia

Argudo, Z. A. (2013). El bienestar psicológico en prisión: antecedentes y consecuencias. Tesis doctoral. Universidad Autonoma de Madrid.

Branco, A. S., & Kreiger, J. R. (2013). A emoção e o crime: quando a paixão mata. Revista Electronica de Iniciação Científica, pp. v.4, nº4, p. 50-66.

De Paula, T. B. (2013). Criminologia: estudo das escolas sociológicas do crime e da prática de infracções penais. Monografia. São Paulo: Centro Universitário do Norte Paulista.

Desimoni, L. M. (2000). La evidencia en materia criminal. Argentina: Ábaco de Rodolfo Depalma.

Dos Santos, M. M., Barros, C. R., & Andreoli, S. B. (2019). Factores associados à depressão em homens e mulheres presos. Rev. Brás Epidemiol., p. 22:E190051.

Filipe, J. (2019). Dez Mulheres vítimas de crimes passionais. Jornal de Angola.

Gaia, L. G. (2010). Homicidios passionais: a paixão e sua motivação para o crime. Monografia. Centro Universitário de Eurípides de Marília.

Gaspar, M. S. (2014). O crime passional na visão do infractor privado de liberdade: um estudo em Angola. Tese de mestrado. Universidade Católica de São Paulo.

Lundungo, P. (2019). Seitas Religiosas: um contributo para a compreensão da realidade. Rio de Janeiro: Dios03.

Neis, C. (2008). Factores da criminalogia: um estudo sobre a influência dos factores sociais na prática de infracções penais. Monografia. Unisersidade do Vale do Itajaí.

Nunes, J. B. (2018). Crimes passionais e a fragamentação da família: a omisão do código de processo penal quanto ao amparo às vítimas colaterais. Revista da ESMAM, São Luís, pp. 12,(14).

Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadeêmico. 2ª Ed.Universidade Feevale: Rio Grande do Sul.

Torre, R. O., & Silva, D. H. (2016). Perfiles criminales. Buenos Aires: Dosyuna Ediciones Argentina.

Downloads

Publicado

28-06-2022

Como Citar

Ferreira, P. M. L. . (2022). Impacto dos crimes passionais nas famílias: visão do infractor. Revista Sol Nascente, 11(01), 37–50. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/133