Nise da Silveira precursora da reforma psiquiátrica brasileira

Autores

Palavras-chave:

Métodos terapêuticos, Nise da Silveira, Psiquiatria

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as bases do método da psiquiatra brasileira Nise da Silveira, a partir de sua orientação para a leitura de imagens. Em uma perspectiva inter e transdisciplinar, Nise da Silveira reformulou os moldes da psiquiatria e as práticas terapêuticas no Brasil, sendo precursora da reforma psiquiátrica. Além disso, foi uma importante difusora da teoria junguiana e da produção de uma clínica politicamente engajada. A apresentação se baseia no acervo pessoal de Nise da Silveira, guardado no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, assim como no “Pequeno Manual de Leitura de Imagens: O Benedito” que organiza seu caminho intelectual nos estudos da arte esquizofrênica. Este “manual”, preparado por Nise para que outros pudessem estudar e aprender com ela, se mostra um verdadeiro tratado de transdisciplinaridade. Nele é possível ver como a construção do conhecimento para Nise da Silveira se dá através da construção de um saber que atravessa todos os saberes, pois o fenômeno estudado é marcado pela complexidade, as imagens do inconsciente e as forças criativas da psique.

Referências

ARTAUD, A. (2006). O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes,.

CARVALHO, S. M; AMPARO, P. H. M. (2006). Nise da Silveira: a mãe da humana-idade. Revista Latinoam. Psicopat. Fund. 9,(1).

CASTRO, E. D. de; LIMA, E. M. (2007). Resistência, Inovação e Clínica no pensar e no agir de Nise da Silveira. Interface -Comunicação, Saúde, Educação. 11, (22).

FRAYZE-PEREIRA, J. (2003). Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política. Estudos avançados, 17, (49).

MELO, W. (2009). Nise da Silveira e o campo da Saúde Mental (1944-1952). Mnemosine, 5,(2).

MOTTA, A. A. da. (2005). Nise da Silveira: 100 anos de emoções de lidar. Junguiana 23(7).

NICOLESCU, B. (1999). O manifesto da transdisciplinariedade. São Paulo: Triom.

SANTOS, L. G. P. dos. (1994). Nise da Silveira. Psicolologia: ciência e profissão. 14, (3).

SILVEIRA, N. da. (1981). Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra,.

SOMMERMANN, A. (2006). Inter ou transdisciplinariedade? São Paulo: Método.

Downloads

Publicado

28-06-2022

Como Citar

Damião Jr, M. . (2022). Nise da Silveira precursora da reforma psiquiátrica brasileira. Revista Sol Nascente, 11(01), 126–135. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/137