ACTIVIDADES DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO MAGISTÉRIO MWENE VUNONGUE, MENONGUE

Autores

Palavras-chave:

Actividades de campo, Ensino de Geografia, Menongue, Formação de professores

Resumo

As actividades de campo constituem uma forma de organização de ensino que permite vincular os conteúdos geográficos construídos na sala de aulas com a realidade circundante, permitindo consolidar conhecimentos conceptuais, procedimentais e atitudinais, que são dimensões integradoras das competências profissionais necessárias para o futuro professor de Geografia. Com o objectivo de analisar a percepção dos alunos da 10.ª classe da especialidade Geografia/História do Magistério “Mwene Vunongue”, Menongue, sobre as potencialidades das actividades de campo no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, como futuros professores, na correlação entre as potencialidades curriculares dos conteúdos geográficos e o entorno escolar, o estudo baseou-se na sistematização dos referenciais teóricos sobre as actividades de campo e na aplicação de um instrumento para a determinação das referidas percepções dos alunos. A análise aos conteúdos das respostas dos alunos evidenciou a escassa realização de actividades de campo, prevalecendo as aulas no contexto da sala, em detrimento das potencialidades geográficas do espaço circundante para a sua utilização em função do ensino da Geografia na formação inicial de professores. Não obstante, os estudantes manifestaram o conhecimento do seu espaço circundante, aspectos que se consideram fundamentais para a sua incorporação no contexto da formação, para a construção de competências profissionais inerentes à futura profissão docente no ensino primário e secundário.

Referências

Agostinho, F. V. (2017). Estrategia Metodológica para la Preparación de los Profesores de Geografía en el Desarrollo de las Excursiones Docentes en la Escuela de Formación de Profesores de Benguela, Angola (Tesis de Doctorado). La Habana: Universidad de Ciencias Pedagógicas "Enrque José Varona".

Aires, L. (2013). Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional. Lisboa: Universidade Aberta.

Bosque, R. S. (2002). La excursión docente. Una propuesta para el perfeccionamiento de su realización (Tesis Doctoral). La Habana: Instituto Superior de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”.

CEG-UGI. (2007). Declaración de Lucerna sobre Educación Geográfica para el Desarrollo Sostenible. Obtido de http://www.ugi.unam.mx.

Dourado, L., & Leite, L. (2016). Atividades de Campo no ensino da Geologia: opiniões de professores portugueses sobre formas ideais de as usar. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, pp. 10-35.

Fernandes, J. A. (2007). Você vê essa adaptação? A aula de campo em ciências entreo retórico e o empírico (Tese de Doutorado). São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Freitas, M. L., & Pereira, S. (2010). Metodologia de Geografia. Luanda: Plural Editores.

Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ª Edição. São Paulo: Atlas.

Giral, A. G. (1988). Sistema de excursiones escolares para Geografía Física Escolar en Cuba (Tesis Doctoral). Moscú: Instituto Superior Pedagógico “Lenin de Moscú“.

González, X. M. (1999). Didáctica de la Geografía Problemas sociales y conocimiento del medio. Barcelona: Del Serbal.

Jiménez, A. M., & Gaite, M. J. (1996). Enseñar Geografia de la Teoría a la Práctica. Madrid: Síntesis.

Lei n.º 17/16, de 7 de Outubro. (2020). Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da República - I.ª Série N.º 123 (Republicada pela Lei n.º 32/20, de 12 de Agosto).

López, R. C. (2004). Didáctica de la Geografía Local. La Habana: Pueblo y Educación.

McMillan, J. H., & Schumacher, S. (2005). Investigación educativa. 5ª edición. Madrid: Pearson Educación.

Nicolau, G. B. (1978). Metodología de la Enseñanza de la Geografía. La Habana: Editorial de Libros para la Educación.

Sampieri, R., Collado, C., & Lucio, P. (2006). Metodología de la investigación (4.ª ed.). Mexico: The McGraw-Hill Interamericana.

Severino, A. J. (2017). Metodologia do Trabalho Científico. 24.ª Edição revista e atualizada. São Paulo: Cortez.

UNESCO. (1969). Método para la enseñanza de la Geografía. Barcelona: TEIDE.

Zoratto, F. M. (2014). Aula de campo como instrumento didático-pedagógico para o ensino de Geografia. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Os desafios da Escola Pública Paraense na Perspectiva do Professor. Produções Didático-Pedagógicas, II, pp. 1-64. Obtido de http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_geo_pdp_fabiana_martins_martin.pdf

Downloads

Publicado

10-01-2023

Como Citar

SAMBA, D. L. ., AGOSTINHO, F. V. ., & GUTIÉRREZ, A. G. . (2023). ACTIVIDADES DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO MAGISTÉRIO MWENE VUNONGUE, MENONGUE. Revista Sol Nascente, 11(2), 91–106. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/161