DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÕES SOBRE CONHECIMENTO NA ÓPTICA DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ISCED-UON

Autores

Palavras-chave:

Docência, Ensino Superior, Conhecimento, Curso de Pedagogia, ISCED-UON

Resumo

O presente trabalho teve como principal objectivo investigar quais concepções os professores do curso de Pedagogia do ISCED-UON, constroem sobre o termo “conhecimento”. Com base no referencial da Psicologia Histórico-Cultural na qual concebe a constituição do ser humano por meio das relações sociais e do contacto com a cultura, torna-se importante conhecer em quais saberes os docentes se embasam ao construírem suas concepções sobre o termo “conhecimento”. Esta situação interfere directamente na actividade que exercem, voltada a formação de formadores. Apoiados no referencial da pesquisa qualitativa, foram realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas com docentes do curso de Pedagogia do ISCED-UON. De posse do material, foi realizada análise inicial buscando compreender as concepções inerentes nas falas de cada o que permitiu tecer algumas considerações, sobre tais concepções, mediante o uso da técnica de análise do discurso. A partir das entrevistas com os professores relacionadas com a categoria conhecimento foi possível definir as seguintes subcategorias: Cultura; Saber; Informações e Experiência. Percebemos pelas falas que os educadores ressaltam alguns aspectos eleitos como importantes para compreender conhecimento, apresentando suas concepções, oferecendo elementos para pensarmos em quais – e como ocorre este processo – que sustentam suas actuações. Este trabalho tem a sua relevância ao permitir conhecer concepções de educadores, buscando melhorias nos processos educativos e permite a elaboração de futuras intervenções por meio da mediação educativas voltadas as práticas educativas.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. ver. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.

BERNHEIM, Carlos Tünnermann e CHAUÍ, Marilena de Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, 2008.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? Brasiliense. São Paulo: 2001.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Didática e teorias educacionais (o que você precisa saber sobre). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

MARQUES, L. P. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. Juiz de Fora – MG: UFJF/INEP, 2001.

POPPER, Karl. R. Conjecturas e refutações. Brasília, DF: UnB, 1982

RIBEIRO, Deolinda. "A Prática Pedagógica como espaço de intervenção pragmática e de reflexão epistemológica.", Toques Formativos, 7: 11 - 16. 2013.

SANTOS-FILHO, J. C. dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS-FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SEVERINO, António Joaquim, 1941 – metodologia do trabalho Científico – 23. ed. ver. e atual – São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. In: Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. 3ª. ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.

SOLÉ, Isabel. Disponibilidade para aprendizagem e sentido da aprendizagem. In César Coll, et all. O construtivismo na sala de aula. Trad. de Cláudia Schilling. 6.ed. São Paulo: Ática, 2009.

TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: 1.ed. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

CHOCOLATE, F. A. M. ., & YOBA, C. P. C. . (2022). DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÕES SOBRE CONHECIMENTO NA ÓPTICA DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ISCED-UON. Revista Sol Nascente, 11(2), 3–18. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/154