POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA: FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DOS ALUNOS DO COMPLEXO ESCOLAR MAMÃ MUXIMA EM CABINDA

Autores

Palavras-chave:

Experiências pedagógicas, Alunos, Professores do Ensino Primário, Educação ambiental

Resumo

A presente pesquisa tem como objecto de estudo a educação ambiental em Angola. Nela, procurou-se analisar o processo de formação da consciência ecológica dos alunos de uma instituição do ensino primário na província de Cabinda, o Complexo Escolar Mamã Muxima, a partir das experiências pedagógicas dos professores. A pesquisa visou responder a seguinte pergunta: Como é que as experiências pedagógicas dos professores têm contribuído para a formação da consciência ecológica dos alunos do ensino primário do Complexo Escolar Mamã Muxima? Nisso, perspectivou-se analisar as metodologias e/ou estratégias utilizadas pelos professores do Complexo Escolar Mamã Muxima para a formação da consciência ecológica dos alunos. O texto que informa a pesquisa é de abordagem qualitativa, assente numa pesquisa bibliográfica e em entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos professores que trabalham com alunos do ensino primário; utilizou-se também a observação não participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que os professores identificaram a sua formação/capacitação contínua e a indisponibilidade de material didáctico-pedagógico como os principais obstáculos/desafios à formação da consciência ecológica dos alunos.

Referências

Angola. (1998). Lei n.º 5/98, de 19 de Junho. Lei de Bases do Ambiente. Diário da República: I Série: Assembleia Nacional.

Angola. (2018). Decreto Presidencial n.º 160/18, de 3 de Julho – Estatuto dos agentes da educação. Diário da República, I Série, n.º 95. Luanda: Imprensa Nacional.

Angola. (2020). Lei n.º 32/20, de 12 de Agosto – Lei que altera parcialmente a Lei n.º 17/16, de 7 de Outubro – Lei de bases do sistema de educação e ensino. Diário da República, I Série, n.º 123. Luanda: Imprensa Nacional.

Angola. (2021). Constituição da República de Angola. Lei n.º 18/21, de 16 de Agosto, lei de revisão constitucional: Petrony Editora.

Angola. (2023). Decreto Presidencial n.º 37/23, de 9 de Fevereiro – Regime jurídico das instituições privadas e público-privadas de educação pré-escolar e do ensino primário e secundário. Diário da República, I Série, n.º 28. Luanda: Imprensa Nacional.

António, P. P. (2021). Educação ambiental: alternativa para uma boa gestão do lixo em Angola. Ver Angola, 24.03.2021.https://www.verangola.net/va/pt/032021/opiniao/24667/Educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-alternativa-para-uma-boa-gest%C3%A3o-do-lixo-em-Angola-A-opini%C3%A3o-de-Paz-Paulo-Ant%C3%B3nio.htm

Bambi, J. C. (2021). A Educação Ambiental no Currículo do II ciclo do Ensino Secundário em Angola: desafios e alternativas para transformação do meio social por meio da escola. Dissertação de Mestrado não publicada: ISCED-Cabinda.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa edições.

Brás, C. (2022). Desafios e perspectivas para a melhoria da qualidade educativa em Angola: um olhar sobre a província do Bengo. in Gabinete Provincial da Educação do Bengo. Manual de apoio à gestão de escola: desafios e reflexões da educação no Bengo: Mayamba.

Buza, R. G. C. (2013). Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola: PA.

Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e Prática. (2.ª ed.): Livraria Almedina.

Cruz, S. G. M. da. (2007). A Importância da Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um Estudo de Caso. Dissertação de Mestrado não publicada: Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

Esteves, M. (2006). Análise de Conteúdo. in: L. Lima & J. A. Pacheco (orgs.) Fazer Investigação. Contributos para a elaboração de dissertação e teses: Porto Editora.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3.ª ed.: Artmed.

Garcia, M. da G. D. (2011). O lugar do direito na protecção do ambiente. In Instituto de Ciências Jurídico-Políticas. Estudos de Direito do Ambiente e de Direito do Urbanismo: Selecção de intervenções no Curso de Pós-graduação de Especialização em Direito do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Urbanismo. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-97410-7-2

Kambundo, B. J. (S.d). O Direito à Educação das Crianças: A Questão da Educação Ambiental em Angola.

Lima, J. A. De. (2013). Por uma análise de conteúdo mais fiável. In Revista Portuguesa de pedagogia.Imprensa da Universidade de Coimbra: DOI:http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_1

Macala, A. (2017). A ecologia na Bíblia e no recente magistério papal. in Seminário Maior do Bom Pastor-Benguela & Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela. Facta luz: revista de pesquisa interdisciplinar. N.º 0 – Ano I-Junho, 2017.

Michel, M. H. (2009). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: Um Guia Prático para Acompanhamento da Disciplina e Elaboração de Trabalhos Monográficos. 2.ª ed.: Atlas.

Ministério da Educação (MEDc). (2019). Plano curricular do pré-escolar e ensino primário: Editora Moderna.

Ministério da Educação. (2021). Educação, Moral e Cívica. 6.ª Classe: Tangente MB.

Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Educação. (2006). Relatório de missão: Fortalecimento da Educação Ambiental em Angola.

Muiuca, N. L. W., & Lores, M. F. (2020). Para uma gestão ambiental no ensino primário. Revista Kulongesa – TES (Tecnologia-Educação-Sustentabilidade), 163-173. https://revistas.ipls.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/62

Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Panzo, A. M., Buza, A. G., & Canga, J. L. (2016). Capacitação de professores para a inserção da educação ambiental na prática docente.https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2016/11/1-Alfredo-Panzo-et-al_Capacitacao-de-professores-para-a-insercao.pdf

Pourtois, J. &Desmet, H. (1997). A educação pós-moderna: Instituto Piaget.

Quivy, R.,& Campenhoudt, L. C. (2005). Manual de investigação em Ciências Sociais. Tradução de João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes e Maria Carvalho. 4.ª Edição: Gradiva.

Santos, L., Pinto, J., Rio, F., Pinto, F. L., Varandas, J. M., Moreirinha, O., Dias, P., Dias, S., & Bondoso, T. (2010). Avaliar para aprender: Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Soares, N. (2020). A importância da educação ambiental nas escolas angolanas. EcoAngola, 44.10.2020.https://ecoangola.com/a-importancia-da-educacao-ambiental-nas-escolas-angolanas/

Tamo, K. (2012). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais: Capatê-publicações Lda.

Valadares, J. A., & Moreira, M. A. (2009). A teoria da aprendizagem significativa: sua fundamentação e implementação: Almedina.

Downloads

Publicado

15-06-2023

Como Citar

BAMBI, E. C. . (2023). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA: FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DOS ALUNOS DO COMPLEXO ESCOLAR MAMÃ MUXIMA EM CABINDA. Revista Sol Nascente, 12(1), 55–77. Obtido de https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/218