AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS PROFESSORES: IMPLICAÇÃES PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAL NA ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DO LOBITO

Autores

Resumo

A avaliação de desempenho dos professores, como um processo, afere a produção, criatividade, responsabilidade, relação e qualidade do trabalho dos professores e constitui hoje um grande desafio para muitos gestores. Nesse sentido, o presente artigo tem como objectivo principal contribuir para uma avaliação de desempenho dos professores que vise a melhoria profissional e institucional da Escola Sagrado Coração de Jesus. Trata-se de um estudo com rasgos de uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), do tipo descritivo, cuja discussão ocorreu em dois momentos: o primeiro, através de uma extensa revisão bibliográfica; e o segundo, por meio de um inquérito e um roteiro de entrevista aplicado aos professores e membros de direcção da Escola do Sagrado Coração de Jesus – Lobito. Os resultados encontrados sinalizam que o processo tem um carácter burocrático, fragmentado e assistemático, visto que o mesmo incide essencialmente sobre as competências do professor (observação das aulas), do mesmo modo que é pouco participado, envolvendo fundamentalmente os docente e coordenadores de disciplina. Em suma, sugere-se que a avaliação desempenho dos professores tenha em conta todos os indicadores e dimensões que comportam este processo, para que o mesmo possa enquadrar-se nas exigências normativas que regulam o processo em causa.

Referências

Alves, M. P. (2012). Metodologia Científica. Lisboa.

Angola. Lei N.º 17/16, de 7 de Outubro (Assembleia Nacional) – publicada no Diário da República, I Série – N.º 170. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, que estabelece os princípios e as bases gerais do Sistema de Educação e Ensino. Revoga a Lei n.º 13/01, de 31 de Dezembro. Luanda.

Angola. Lei N.º 28/22, de 27 de Janeiro (Assembleia Nacional) – Publicada em Diário da República, I Série – N.º 18. Regime jurídico de avaliação de desempenho dos agentes de educação. – Revoga toda a legislação que contrarie o disposto presente diploma, nomeadamente o Decreto n.º 7/8 de 23 de Abril.

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem. Porto. Porto Editora.

Delors, J.et al (2010). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília

Dias, P. G. A. M (2018). Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento profissional na avaliação de desempenho Docente: Percepções de avaliadores e avaliados. Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/83588.

Fenprof. Federação Nacional dos Professores. Avaliação do Desempenho Docente. Proposta para a Construção de um modelo coerente, integrado, compatível e eficaz. Portugal.

Graça, A. et al. (2011). Avaliação do Desempenho Docente: um guia para ação. Lisboa. Lisboa editora, S.A.

Hadji, C. (2010). A avaliação de professores em França. Da inspecção ao acompanhamento pedagógico. In A.M. Flores, (Org). A avaliação de Professores numa perspectiva internacional: Sentidos e implicações.. N.1, vol. 31, p. 114-139. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14082

Kramer, A. M (2024). Avaliação de Desempenho docente: Uma ferramenta de gestão de pessoas como contribuição de melhoria para o ensino – aprendizagem no ensino médio integrado. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Instituto Federal da Paraíba (IFPB). https://repositorio.ifpb.edu.br/bitstream/

Manuel, T.& Mendes, M, (2011). Compreensão da Universidade: do Interpretativo ao pragmático. Benguela/ Angola. Kat.

Mendes, J. T. N. (2009). Avaliação de Desempenho Docente: prós e contras na fala do professor.Salvador.agbook.

Ribeiro, C. M. et al., (2000). Projecto de Avaliação Institucional da Universidade federal de Goiás.

Sanches, M. (2008). Professores, Novo estatuto e Avaliação de Desempenho: identidade, visões e instrumentos para a acção. Portugal. Fundação Manuel Leão.

Silva, A., Machado, M. e Leite, T. (2014). Avaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional. Da Investigação às Práticas, 5(I), 41-66. https://www.researchgate.net/publication/282357729.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

SENGUENHA NGUMBE, D. A. . (2024). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS PROFESSORES: IMPLICAÇÃES PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAL NA ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DO LOBITO. Revista Sol Nascente, 13(2), 145–168. Obtido de https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/420