O mito bíblico de salomé na versão teatral de OscarWilde
Palavras-chave:
Oscar Wilde, Bíblia, SaloméResumo
A partir da segunda metade do século XIX, a história bíblica em torno da filha de Herodíades, encontrada nos Evangelhos de São Mateus e de São Marcos, surge personificada na imagem de femme fatale no período finissecular. O mito de Salomé, venerado pelos artistas e escritores da época, relata a história da princesa da Judeia que, por meio de sua voluptuosa dança, pede ao rei Herodes como recompensa pelo espetáculo, a cabeça de João Batista, por influência de sua mãe. Contudo, a narrativa se modificou ao longo dos séculos, até atingir o seu ápice no período fin-de-siècle. Oscar Wilde, um dos muitos escritores que adaptaram a glosa bíblica, concebe uma personagem que, ensandecida de paixão pelo profeta, porém não correspondida, decide a exigência da degolação do Santo homem por vontade própria. Este artigo parte da análise de comparação entre a narrativa bíblica e a peça Salomé, drama de um ato, composta em 1891 pelo escritor irlandês, com o objetivo de traçar os paralelos entre as duas histórias relatadas em milênios diferentes.
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