A postura ética e deontológica do advogado como condição autonoma do direito e realização da justiça

Autores

Resumo

O presente trabalho está configurado em dois capítulos, sendo que no primeiro, com um ponto único, limita-se aos confrontos doutrinários de várias concepções sobre o problema da Experiência Jurídica e da Autonomia do Direito. Já no segundo capítulo, tratou-se de abordar a Autonomia do Direito como Condição da judicativo-decisória realização do Direito. Tendo visto neste âmbito, dum lado a relevância do Problema, do outro lado a Correspondência Decisão e Autonomia.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Afredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti, Editora Martins Fontes, São Paulo, 2007.

BERKELEY, George. Tratado do Conhecimento Humano. Trad. de Vieira de Almeida, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 2003.

BRONZE, José Fernando. Lições de Introdução ao Direito. 2ª ed., Coimbra Editora, Coimbra, 2010.

HUME, David. Ensaios Morais, Políticos e Literários. Trad. de João Paulo Monteiro, Sara Albieri e Pedro Galvão, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 2002.

KELSEN, Hans. Teoria geral das Normas. Trad. de José Florentino Duartes, Porto alegre, 1986.

KELSEN, Hans, Teoria Pura do Direito. 6ª ed., trad. de João Baptista Machado, editora Martins, São Paulo, 2003.

LINHARES, José Manuel Aroso, Constelação de Discursos ou sobreposição de Comunidades Interpretativas? A Caixa Negra do Pensamento Jurídico Contemporâneo. In «Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados», Porto, 2007.

LINHARES, José Manuel Aroso, Jurisdição, diferendo e área aberta: a caminho de uma teoria do Direito como moldura? In «Boletim da Faculdade de Direito, StvdiaIvridica», nº 101, Coimbra, 2008.

LINHARES, José Manuel Aroso, O Actual Problema Metodológico da Interpreta Jurídica. 1ª Ed., Coimbra editora, Coimbra, 2010.

LINHARES, José Manuel Aroso, Metodologia Jurídica: Problemas Fundamentais. Coimbra Editora, Coimbra, 1993.

LINHARES, José Manuel Aroso, O Direito Hoje e Com que Sentido? O Problema Actual da Autonomia do Direito. 3ª ed., Instituto Piaget, Lisboa, 2012.

LINHARES, José Manuel Aroso, O “Jurisprudencialismo”- Proposta de Uma Reconstituição Crítica do Sentido do Direito. In «Revista de Legislação e Jurisprudência», nºs, 3957, 3958, 3959, Coimbra Editora, Coimbra, 2009.

LINHARES, José Manuel Aroso, Entre o Legislador, Sociedade e o Juiz, ou Entre Sistema Função e Problema: Os Modelos Actualmente Alternativo de Realização Jurisdicional do Direito. In «Boletim da Faculdade de Direito de Coimbra», vol. LXXXIV, Coimbra, 1998.

PERELMAN, Chain. Ética e Direito. Editora Martins Fontes, São Paulo,1996.

RÃO, Vicente. O Direito e Vida dos Direitos. 5ª ed., Editora Revista dos Tribunais, Rio de Janeiro,1999.

SIMIONI, Rafael Lazzarotto. Direito e Racionalidade Comunicativa: A Teoria Discursiva do Direito no Pensamento de Jurgen Habermas. Curitiba, Brasil, 2007.

STRECK, Lénio Luís. Verdade e Consenso: Constituição Hermenêutica e Teorias Discursivas. Da possibilidade à necessidade de respostas correctas em direito. 3º ed., editora Lúmen júris, Rio de Janeiro, 2009.

TEUBNER, Gunther. Economia da Dádiva-Positividade da Justiça. Assombração mútua entre sistema e diferença. In «Direito, sistema e Policontextualidade», trad. de Rodrigues Broglia Mendes, Unimep, Piracicaba, 2005.

TEUBNER, O Direito como sistema Autopoético. Trad. de José Engrácia Antunes, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1997.

TEUBNER, Dissertação sobre as paixões, investigação sobre os princípios da Moral. Impressa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa 2005.

Downloads

Publicado

12-12-2017

Como Citar

Manjata, J. C. (2017). A postura ética e deontológica do advogado como condição autonoma do direito e realização da justiça. Revista Sol Nascente, 6(2), 79–91. Obtido de https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/67