SER UNIVERSITÁRIO EM ANGOLA: ENSAIO CRÍTICO-CRIATIVO SOBRE A ATUAÇÃO DOS ACTORES DAS IES EM ANGOLA

Autores

Palavras-chave:

ser universitário, competências académicas, fingimento, mudança

Resumo

Este ensaio enquadrou-se no painel “Formação de Competências nas áreas das Ciências da Humanas, Educação e Artes” apresentando uma reflexão crítica e criativa da actuação dos universitários de Angola envolvendo os três grupos de actores das suas Instituições de Ensino Superior (IES), nomeadamente gestores, docentes e estudantes. Partindo de uma observação sistemática do autor considerando os seus anos de vivência e convivência universitária, considera que actualmente se vive uma cultura de fingimento estrutural. Para sustentar a sua tese, apresenta provocações epistemológicas buscando ter um efeito despertador a actual realidade do meio académico de Angola, questionando as condições das IES, a acção dos diferentes actores, apelando à mudança de paradigmas de acção e ao necessário envolvimento dos universitários na solução de problemas das localidades a que pertencem, cumprindo assim como a sua responsabilidade social. Considerando a sua finalidade e características, este ensaio circunscreveu-se no campo das pesquisas qualitativa-descritivas, com recurso à pesquisa bibliográfica. À guisa de conclusão, apresentam-se algumas saídas para a actuação dos docentes, estudantes e da própria universidade, tornando-a activa e proactiva tendo em conta o desafio da adopção de uma cultura de rigor e de promoção da competência benéfica no quadro da promoção do bem-estar e do desenvolvimento socioeconómico de Angola.

Referências

Agostinho, S. (1997). Diálogo Sobre a Felicidade. Edição Bilingue. Trad. Mário A. Santiago de Carvalho. Lisboa: Edições 70.

André, L. (2013). Repensar os procedimentos da organização do processo de ensino e aprendizagem para a apresentação do sucesso escolar na Universidade 11 de Novembro. In: Educação, Sociedade e Estado. Colectânea Universidade e Cidade. Luanda: Capatê – Publicações, Lda.

Barata-Moura, J. (2015). (Re) pensar a dimensão científica do conhecimento. In: (Re)pensar a dimensão científica do conhecimento. 1ª Jornada epistemológica da Universidade 11 de Novembro. Luanda: Capatê-Publicações.

Brás, C. A. (2014). Adaptação à Universidade: Um desafio de jovens neófitos no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda, 1º Ano, Regular/2014. Comunicação apresentada nas V Jornadas de Iniciação Científica do ISCED-Cabinda, Cabinda.

Chocolate, A. F. M (2016). Docência no ensino superior no ISCED-CABINDA (Angola): formação de professores - atuação – práticas pedagógicas. Tese de Doutoramento apresentado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Debbasch, C. (1971). L’Université Désorientée. Autopsie d’une Mutation. Paris.

Gime, C. (2015). Cafricação epistemológica e subdesenvolvimento económico em África. In: Colectânea Universidade e Sociedade. Universidade 11 de Novembro.

Gomes, J. M. S. (2008). Ensinar exige postura crítica, criativa e científica do Docente. In: Revista do Centro Universitário de Cabinda. n.º 3 e 4/Junho-Julho-Agosto.

Kajibanga, V. (2000). Educação e níveis de Ensino - O Papel do ensino superior. In: Revista da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé, Luanda. pp. 124-131.

Landsheere, G. (1994). Le pilotage des systems d'éducation. Bruxelles: De Bœck Université.

Lima, M. L., Menezes, I & Carregã, L. (2016). O ensino superior como um espaço de formação multifacetado. In GARRIDO, M. V. & PRADA, M (Org.) Manual de Competências Académicas: Da adaptação à Universidade à excelência. 1ª ed. Lisboa: Sílabo.

Locke, J. (1690). Ensaio Acerca do Entendimento Humano.

Mazula, B. (2008). Ética, Educação e Criação da Riqueza: uma reflexão epistemológica. Maputo: Texto Editores.

Morin, E. (2000). Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN.

Morin, E. (1994). As Grandes Questões do Nosso Tempo. 4.ª ed. Trad. Adelino dos Santos Rodrigues. Lisboa: Editorial Notícias.

Prestes, Z. R. (2012). Quando não é quase a mesma coisa. Análise de traduções de Lev SemionovitchVigotski no Brasil. Brasília.

Silva, E. A. A. (2017). Qualidade da gestão e gestão da qualidade numa IES. Desafios, exigências e implicações. Comunicação apresentada no Instituto Superior Metropolitano de Angola. Luanda.

Silva, E. A. A. (2016). Responsabilidade social do ensino superior, administração universitária e eficiência das IES. Comunicação apresentada no Instituto Superior Politécnico Piaget de Benguela.

Silva, E. A. A. (2016). Gestão do Ensino Superior em Angola: Realidades, Tendências e desafios rumo à qualidade. Luanda: Mayamba.

Zabalza, M. (2007). La enseñanza universitária. El escenario y sus protagonistas. Madrid: Narcea.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

BRÁS, C. A. . (2022). SER UNIVERSITÁRIO EM ANGOLA: ENSAIO CRÍTICO-CRIATIVO SOBRE A ATUAÇÃO DOS ACTORES DAS IES EM ANGOLA. Revista Sol Nascente, 11(2), 73–90. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/158