As diferentes faces das tics na era pós moderna: Rupturas éticas à construção da autenticidade

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Faces, TICs, era pós-moderna, rupturas éticas e autenticidade.

Resumo

O tema que se perfila discutir é deveras actual, actuante, interessante e com uma premente necessidade de ser abordado desde o ambiente universitário angolano, pois, trata-se de revelar as vantagens que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) apresentam ao homem contemporâneo, sem no entanto deixar de elucidar as quezílias apoquentadoras que empolga, resultando, desde esta óptica, no quesito diferentes faces que as mesmas ostentam na pós modernidade, assim como as rupturas éticas daí resultantes, exigindo, ipso facto, uma releitura crítica para a construção da verdadeira autenticidade, atendendo que no mundo contemporâneo e, sob a capa ofusca das TICs, as pessoas banham nas águas turvas da falsidade, a verdade é relativa, a honestidade mede-se pela esperteza e o bem depende das circunstâncias. Daí resulta a questão de partida: como construir a autenticidade no contexto das faces ocultas das TICs? O objectivo a que se circunscreve a presente reflexão prima em descrever as diferentes faces das TICs na era pós - moderna e, para sua concreção foram aplicados métodos silogísticos como o Conceptualização, Problematização e Argumentação (CPA). O estudo propõe uma ética da autenticidade baseada em disciplinar o egocentrismo e desenvolver o altruísmo.

Referências

Chikela, C. P. (2017). A juventude e as tics: a era da globalização e a preservação dos valores sociais. busca de uma cultura da convivência harmoniosa. Palestra realizada no Cuito Bié e promovido pelo Governo, 12 de Agosto de 2017.

Chikela, C. P. (2017). As cinco faces das TICs, são lições para a juventude. Artigo de opinião. Jornal de Angola, 8 de Setembro de 2017.

Cury, A. (2003). Pais Brilhantes, Professores fascinantes. Rio de Janeiro:Sextante Delors,J. (1996). Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o séc. XXI. Editora Porto.

Durozoi e Rouseel (2013). Ciencia e Tecnologia. S. Paulo: Paulinas.

Freire, P. (s.d). Educação como Prática da Liberdade. 5ª edição. Lisboa: Dinalivro Lda.

Fullat, O. (2002). Filosofias de la Educacaion o Paidea. Madrid: CEAC.

Handy, C. (1996). A Era da Incerteza. Portugal: edições CETOP

Mondin, B. (1993), Rifare l’uomo. Roma: Dino Editore, Roma.

Monteiro, A. Dos R (2001). O Direito à Educação. Lisboa: Escolar editora.

Morin, E. (2002). Les sept savoirs nécessaires à l’education du futur (Os Sete Saberes Para a Educação do Futuro). tradução de Ana Paula de Viveiros. Lisboa: Instituto Piaget.

Morin, E. (2005). O Método VI: Ética. Publicações Europa-América. Portugal: Biblioteca Universitária.

Morra, G. (1996), Postmodernità o crisi della modernità? 2. Ed. Milano: Armando Editore.

Nietzsche, F. W. (1991). A ciência Gaia, Livro V, nós sem medo, Assim falou Zaratrusta. 2ª ed. Tradução de Rubem Rodrigues. S. Paulo.

Pinto, V. (2005). Era das TICs. S. Paulo.

Rabelais, F. (s.d.). Pedagogia e Comunicação. Paris.

Rostand, J. (1992). Epistemologia das Ciencias. Lisboa.

Russel, B. (2004). História do pensamento occidental. Traduçaõ de Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Ediouro.

Santos, R. B. Dos. (2011). A tutela jurídica da afectividade. Os laços como valor jurídico na pós – modernidade. São Paulo: Jurua editora.

Sousa, A. B. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação, 1º volume-Bases Psicopedagógicas. Lisboa: Instituto Piaget.

Valentim, I. (2014). DAVID, ou sobre os valores da educação estética: análise de uma teología da consciência. Huambo: ISPSN. Instituto Superior Politécnico Sol Nascente.

Valentim, I. (2019). Contra a Pedagogia. A difícil tarefa de ensinar a ensinar: Lições de Filosofia da Educação e de Teoria da Educação no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente. SN: Angola.

Downloads

Publicado

12-12-2019

Como Citar

Chikela , C. P. . (2019). As diferentes faces das tics na era pós moderna: Rupturas éticas à construção da autenticidade. Revista Sol Nascente, 8(2), 04–19. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/32