INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA ATENÇÃO DAS ADOLESCENTES GESTANTES DOS 12 A 16 ANOS DE IDADE ASSISTIDAS NO CENTRO DE SAÚDE DO RANGER-LUANDA

Autores

Palavras-chave:

Adolescentes, Gestante, Intervenção Psicológica

Resumo

A problemática da gravidez na adolescência está a se tornar cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois as adolescentes gestantes têm iniciado à vida sexual mais cedo. A adolescência e gravidez quando ocorrem juntas, trazem grandes consequências. Desta maneira, o objectivo geral do estudo é de compreender a importância da actuação do psicólogo na atenção das adolescentes gestantes mediante o processo de intervenção psicológica no Centro de Saúde do Rangel em Luanda. Quanto à metodologia trata-se de um estudo descritivo explicativo de carácter quanti/qualitativo, constituído por uma amostra de 12 adolescentes gestantes, que corresponde a 46% de uma população composta por 26 adolescentes gestantes; 1 Psicóloga escolhida de forma intencional por ser a única responsável pelos serviços de psicologia no referido centro. Como resultados foi possível constactar que quanto à idade das adolescentes estudadas variou dos 12 e 16 anos, onde a maior percentagem foi as que estavam na faixa dos 16 anos, quanto ao nível de escolaridade maior parte das adolescentes objecto de estudo não frequentam nenhuma escola, outras possuem apenas o ensino elementar e a menor percentagem possui o primeiro ciclo. O acompanhamento psicológico durante a gestação é de suma importância porque permite trabalhar e aliviar as consequencias advindo da gravidez e a peculiaridade do período da adolescência.

Referências

Alfonseca, D. B. (2019). Gravidez na adolescência: Um estudo comparativo. Revista de Saúde Publica 4 (123).

Bandeira, F. e Mizé, F. (2017). Implicações psicossociais da gravidez nas adolescentes assistidas na Maternidade Augusto Gangula em Luanda. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura. Não Publicado. Luanda: ISCISA-UAN

Cangunto, G. D. e Dumba, E. (2021). Adolescentes e jovens descobrindo a sexualidade: Um olhar sobre a realidade social de Luanda. Luanda: Mayamba Editora.

Church, G. e Sedlack, T. (2020). Prevenção da reincidência da gravidez em adolescentes: efeitos de um programa de planejamento familiar. Acta paulista de enfermagem. São Paulo: Atenas.

Correia, E. e Alves, D. (2022). Conversando sobre sexo: a rede sociofamiliar como base de promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Revista Latino-Americano de Enfermagem. Ribeirão preto. SP.

Costa, W. et. al. (2021). Gravidez na adolescência: a imposição de uma nova identidade. Pediatria atualizada. São Paulo: Atenas.

Da Conceição, G. (2018). Factores associados ao acesso anterior á gestação a serviços de saúde por adolescentes gestantes. Revista de Ciências de Saúde. 2 (3): 19-34.

De Lima, J. C. e de Sousa, V. B. (2022). Actuação do Psicólogo na gravidez de adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos: Uma revisão da literatura. Researcg, Society and Development, V. 11 (12), ISSN 2525-3409.

Duarte, C. (2022). Gravidez na adolescência em Angola: Estudo do funcionamento familiar e satisfação com a vida. Universidade de Coimbra. Dissertação de Mestrado, Não Publicada.

Eduardo, K.G.T. e Barbosa, R. Ch. (2022). Reacções de adolescentes frente a gravidez. Esc Anna R Enferm, 9 (2): 214-20.

Gallatin, C. (2019). As complicações na gravidez e no parto como causa de morte mais comum entre as adolescentes dos 12 aos 16 anos. Bogotá: Assessor Pedagógico.

Gama, M. (2019). O fenómeno da gravidez na adolescência em famílias monoparental. Luanda: Austra livros.

Jornal de Angola. (2023). Aumento de casos de gravidez na adolescência preocupa as autoridades sanitárias. Publicado no dia 24 de Outubro. Luanda, Angola

Malaquias, L. (2023). Programas de intervenção psicológica para a atenção as adolescentes gestantes. Revista de Ciências de Saúde. 1 (2): 23-39. Luanda: ISCISA, UAN.

Maria, C. e Piedade, T (2019). A prática psico-terapêutica seus benefícios na atenção de adolescentes gestantes. Luanda: Azul.

Nunda, C. K, (2022). Gravidez na adolescências suas consequências no processos de Ensino-aprendizagem. Um estudo de caso da Escola do Ensino de Base da Comarca do Huambo. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura. Não Publicado. Huambo: ISCED.

Silva, B. (2021). Análise contextual de risco e protecção. Versão electrónica. Disponível em www. Scielo.com.br/pdf/v15 n1/ acessado aos 15 de Novembro de 2023.

Wilde, M. (2015). Perfil psicossocial da gravidez na adolescência. Rio de Janeiro: Revinter.

Zassala, C. (2012). Iniciação a Pesquisa Científica. Luanda: Mayamba Editora.

Downloads

Publicado

22-07-2024

Como Citar

DIAS NIUKA, A. B. . (2024). INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA ATENÇÃO DAS ADOLESCENTES GESTANTES DOS 12 A 16 ANOS DE IDADE ASSISTIDAS NO CENTRO DE SAÚDE DO RANGER-LUANDA . Revista Sol Nascente, 13(1), 104–121. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/321