Andragogia no Ensino Superior: Pressupostos metodológicos

Autores

Palavras-chave:

Andragogia; Educação de adulto; Aprendizagem; Acção.

Resumo

O processo de aprendizagem encontra-se revestido de muitas especificidades e, entretanto, urge a tão sublime importância de se poder olhar para a andragogia e seus pressupostos metodológicos no Ensino Superior como cunho de revestimento à aprendizagem do adulto. A pesquisa em referência efectivou-se seguindo a modalidade investigativa de tipo bibliográfico e, para a consolidação da mesma, levámos a cabo uma exaustiva revisão de alguns artigos elaborados por estudiosos da área. Assim, o presente texto traz como objectivo reflectir sobre o processo de aprendizagem, visando contribuir na melhoria do ensino para os adultos, uma vez que devemos olhar para o seu background no que concerne às experiências dos adultos. A andragogia é uma abordagem emergente, que propõe a utilização de metodologias participativas de aprendizagem destinadas ao ensino de adultos adequadas ao ensino universitário. Os conceitos trazidos pelaandragogia sugerem que este indivíduo tenha conhecimento de como e porquê está aprendendo determinado assunto, e da sua aplicabilidade prática. Nesta perspectiva, deve-se aproveitar os conhecimentos prévios adquiridos ao longo da vida do sujeito, com a finalidade de valorizar o aprendizado do adulto, transformando o aprendiz de objecto a sujeito da educação, justificando-se pela necessidade de trazer à tona novas discussões sobre a educação, dentro dos princípios andragógicos.

Referências

Alcoforado, L.; Ferreira, J. A. G.; Ferreira, A. G.;Lima, M. P.; Vieira, V.; Oliveira, A. L.; Ferreira, S. M. (2011). Educação e formação de adultos, políticas, prática e investigação. Lisboa: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Bellan, Z. S. (2005). Andragogia em ação: Como ensinar adultos sem se tornar maçante. Santa Bárbara d’Oeste, SP: SOCEP Editora.

Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development: experiments by nature and design.

Canário, R. (1999). Educação de Adultos – Um campo e uma Problemática. Lisboa: Educa.

Cabrito, B. & Canário, R. (2008). Educação e formação de adultos: mutações e convergências. Lisboa: Educa.

Cavalcanti, R. A; Gayo, M. A. F. (2005). Andragogia na educação universitária.

Finger, M., Asún, J. M. (2003). A educação de adultos numa encruzilhada: aprender a nossa saída. Porto, Portugal: Porto Editora.

Freire, P. (2015). Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 51.ª edição.

Gomes, S. G. S., Mota, M. V. S. (2019). Metodologias ativas na prática docente. Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa.

Hamze, A. (2015). Andragogia e a arte de ensinar adultos. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/andragogia.htm>. Acedido em Outubro de 2015.

Instituto Politécnico de Bragança (2019). Programa de Intervenção Social e Psicopedagógica para Pais. KIT PSICOPEDAGÓGICO, Manual do Formador e dos Formandos.

Knowles, M. S. (2005). The adult learner: the definitive classic in adult education and human resource development. San Diego, Califórnia, EUA: Elsevier, 6.ª edição.

Knowles, M. S.; Holton, E. S. & Swanson, R. A. (2005). The adult learner. Butterworth-Heinemann.

Knowles, M. S.; Holton III, E. F.; Swanson, R. A. (2009). Aprendizagem de resultados. Rio de Janeiro: Campus.

Lefrançois, G. (2018). Teorias da aprendizagem: o que o ensinante disse. Tradução Solange A. Visconte. Revisão técnica José Fernando B.

Lomônaco. São Paulo: CengageLearning.

Osorio, A. (2003). Educação permanente e educação de adultos. Lisboa: Horizontes Pedagógicos.

Perissé, P. M. (2004). O educador aprendedor. SP: Brasil, 1.ª edição.

Pinto, E. A. & Carvalho, M. R. (2018). Tempos distintos de aprender, compreender e aceitar o momento de cada estudante. V CONEDU– Congresso Nacional de Educação, Recife. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID9849_15092018232808.pdf>. Acedido em 22 de Fevereiro de 2020.

Santanna, C. (2017). Andragogia e análise transacional: ampliando o olhar para o aprendiz adulto. Em Revista Brasileira de Análise Transacional– REBAT. Ano XXV e XXVI. Porto Alegre: UNAT.

Valentim, I. (2019). Contra a Pedagogia: A difícil tarefa de ensinar. Em Lições de Filosofia da Educação e de Teoria da Educação, no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN), Huambo, Angola.

Downloads

Publicado

06-06-2021

Como Citar

Pelembi, A. A. U. (2021). Andragogia no Ensino Superior: Pressupostos metodológicos. Revista Sol Nascente, 10(1), 131–149. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/50