Aplicação da regressão linear no estudo da relação entre a produção de culturas agrícolas de maior rendimento e as vendas nas comunidades agro-pastoris do centro-sul de angola
Palavras-chave:
regressão linear, investimento, culturas agrícolas, agro-pastores, AngolaResumo
A regressão linear pode ser uma ferramenta de apoio às decisões de investimento em culturas agrícolas, principalmente as de maior rendimento económico e financeiro. No entanto, a sua complexidade sugere que esteja ao alcance dos técnicos que trabalham em instituições de apoio ao desenvolvimento agrícola, aplicando-a na identificação de factores que influenciam a produção e a comercialização, em função da sua relação com os resultados. Este trabalho tem como objectivo, analisar matematicamente, o comportamento das vendas de produtos agrícolas em função das diferentes culturas praticadas pelas comunidades agro-pastoris do centro-sul de Angola, nomeadamente, os cereais, as leguminosas, tubérculos, hortícolas e fruteiras. Partiu-se da hipótese de que a produção das culturas referidas não teve influência significativa sobre o volume de vendas na época 2016-2017. Trata-se de um estudo empírico realizado através da aplicação de um inquérito por questionário a 88 agregados familiares, criteriosamente identificados em oito comunas das províncias de Benguela e do Cunene. Os dados foram analisados, utilizando a regressão linear simples e múltipla. Os parâmetros foram estimados pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Do estudo realizado resulta que se não houver produção de cereais, leguminosas, tubérculos, hortícolas e frutas, o volume de vendas será negativo. Em conclusão, na época 2016-2017, a produção das culturas em referência teve influência significativa sobre o volume de vendas de produtos agrícolas, com contribuições relevantes dos tubérculos e das hortícolas.
Referências
Crespo, A. A. (2004). Estatística fácil, 18.ª ed. SP – Brasil: Saraiva.
Decreto Presidencial n.º 28/14 (2014). Estratégia Nacional de Comércio Rural e Empreendedorismo. Diário da República de Angola, I Série – N.º 28.
Melo, A. M. (2009). Análise da correlação e regressão linear simples: Contabilometria Aplicada em Indicadores Economico-financeiros de 2009 das Empresas de Capital Aberto do Segmento de Construção Civil Integrantes do Novo Mercado. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e Iniciação Científica em Contabilidade, Brasil.
Ministério do Comércio, MINCO (2016). Proposta de reestruturação do Programa de Aquisição de Produtos Agrícolas, Luanda. Documento de Trabalho. Manuscrito.
Pedrosa, A.C. e Gama, S. M. A. (2014).Probabilidade e estatística. Teoria e prática com Excel, Plural Editores, Porto, Portugal.
Sell, I. (2005). Utilização da regressão linear como ferramenta de decisão na gestão de custos. IX Congresso Internacional de Custos, Florianópolis, SC, Brasil.
Stevenson, W. J. (2001). Estatística aplicada à administração. São Paulo – Brasil: Harbra.
Viali, Lori (s/d). Correlação e regressão. Série estatística básica, texto V. UFRGS, Porto Alegre, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Hélder Jonas Leonardo Chingunde Marcelino, José Maria Katiavala
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.