A concretização do princípio democrático na constituição angolana

Autores

Palavras-chave:

Princípio, Democrático, Formal, Material.

Resumo

A presente comunicação faz alusão a um dos princípios estruturantes do Estado contemporâneo que é no caso o princípio do Estado democrático. Hodiernamente já não se admitem órgãos do poder político sem que haja legitimidade do povo, a conquista do poder já não pode ser justificada pela ordem divina ou hereditária, mas sim pela ordem democrática. Como método usa a revisão bibliográfica e a interpretação, o trabalho procura demonstrar que o sufrágio não é a única manifestação da democracia ainda que tenha um lugar de destaque na realização do referido princípio o objectivo é reflectir sobre a perspectiva da representação formal e da representação material do princípio democrático na Constituição da República de Angola, nesta perspectiva são aferidos os seguintes aspectos: O referendo, a iniciativa popular as iniciativas dos cidadãos e as acções directas por outro lado analisa dentro da Constituição a relação entre o princípio democrático e Direito de sufrágio, o princípio democrático e sistema eleitoral  e o princípio democrático e sistema partidário.

Referências

Andrade, M.,P., Boio, D.,e Katúmua M. (2014), Comportamento Eleitoral dos Jovens Angolanos nas eleições de 2012. Huambo, CISN.

Gomes Canotilho J.J e Vital Moreira Vital Constituição Portuguesa Anotada, Vol.II, 4.ª ed., Coimbra editora, Coimbra, 2010.

Araújo. R., (2018). Introdução ao Direito Constitucional Angolano, 2.ª edição Junho de 2018, Editor, Centro de Estudos de Direito Público da Universidade Agostinho Neto. Correia, A., e Sousa, B. (1996), Angola História Constitucional, Coimbra: Livraria Almeidina.

Gomes Canotilho J.J, (2003), Direito Constitucional, 7.ª edição almeidina.

Constituição da Republica de Angola, 2010, Imprensa Nacional.

CNE. (2012) Compêndio de Legislação Eleitoral, Luanda Imprensa Nacional. Constituição da República Portuguesa Revista e Actualizada pela Lei. n.º1/ 2005, de 12/08.

Machado., J, Paulo., N e Esteves, H (2013), Direito Constitucional Angolano, 2ª Edição Janeiro de 2013, Coimbra Editora.

Miranda., J.- Estudos de direito eleitoral, Lisboa 1995.

Silva., L.V.A.- Sistema Eleitorais. Tipos, efeitos jurídicos- político e aplicação ao caso brasileiro, São Paulo, 1999.

Feijó., C. – ‟Constituição de Angola nova ou velha?” in Constituição da República de

Angola: enquadramentos dogmático – a nossa visão Vol. III, Almeidina Coimbra, 2015.

Sousa., R.,- Os Partidos Políticos no direito constitucional português, Braga, 1983.

Downloads

Publicado

06-06-2020

Como Citar

Walima, I. L. C. . (2020). A concretização do princípio democrático na constituição angolana. Revista Sol Nascente, 9(1), 173–190. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/78

Edição

Secção

Conferências