Exclusão social e pobreza juvenil na cidade do Huambo: um estudo de caso dos lavadores de carros nas ruas

Autores

Palavras-chave:

Representações sociais, exclusão, jovens, trabalho, Huambo

Resumo

A presente pesquisa visou conhecer as representações sociais dos jovens lavadores de carros nas ruas da cidade do Huambo, sobre sua exclusão social e pobreza. Combinou-se a Teoria das Representações Sociais conforme a abordagem de Serge Moscovici e Denise Jodolet com entrevistas em profundidade com 11 sujeitos do sexo masculino, de idade média de 23. Os dados obtidos através das entrevistas foram submetidos a análise do discurso, ilustrando uma gama complexa e preocupante de dificuldades enfrentadas quotidianamente pelos jovens em questão: a) insuficiência do rendimento económico do trabalho para a satisfação das necessidades primárias, com nefastas consequências no plano da aceitação na família e da estabilidade da mesma; b) violência no ambiente de trabalho, resultante principalmente da luta relacionada com a escassez de clientes do serviço de lavagem, bem como consumo de álcool e outras drogas; c) sensação de exclusão, ansiedade e fatalismo por falta de mecanismos institucionais de inserção escolar e profissional.

Referências

Arruda, R.; Colaço, J.; Baia, A., O que é a exclusão social? Escolar Editora, Lisboa, 2014.

Carvalho, P., Angola: Quanto tempo Falta para Amanha? Reflexões sobre as crises políticas, económicas e social. Celta Editora, Oeiras, 2002.

Carvalho, P., Exclusão Social em Angola: o caso dos deficientes físicos de Luanda. CESFE-UC, Coimbra, 2008.

Chambino, M. S. B., (Des) Integração Social juvenil: o caso da urbanização de realojamento Casal Mira. Dissertação de Mestrado em Sociologia e Planeamento não publicada. ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2011, p. 35.

De Sá, C. P., A construção do objecto de pesquisa em representações sociais. EdUERJ, Rio de Janeiro, 1998.

Giddens, A., Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian, 9ª ed., Lisboa, 2013.

González Rey, F.L., Sujeito e Subjectividade: uma aproximação histórico-cultural. Thomson Learning, São Paulo, 2003.

Guerreiro, M. Das D.; Cantante, F.; Barroso, M., O abandono escolar precoce e as suas implicações nos percursos profissionais dos jovens, In. Carmo, M. R. De (Org.), Desigualdades sociais: estudos e indicadores. Editora Mundos Sociais, Lisboa, 2010.

Guerreiro, M. Das D.; Cantante, F.; Barroso, M., O abandono escolar precoce e as suas implicações nos percursos profissionais dos jovens, In. Carmo, M. R. De (Org.), Desigualdades sociais: estudos e indicadores. Editora Mundos Sociais, Lisboa, 2010.

Hongolo, A. L. das S., A comunidade Rastafari em Angola: da representação à exclusão social. Dissertação de Mestrado em Sociologia não publicada, Universidade de Lili, Lili, 2013.

Santos, J. M. F. Dos, Valores e deontologia docente: estudo empírico. In Revista Iberoamericana de Educacion (ISSN:1681-5653).

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA, IBEP., Sumário do inquérito integrado sobre bem-estar da população. IBEP-INE, ANGOLA, 2011.

Jodolet, D., Representações Sociais: um domínio em expansão. In D. Jodolet (Org.). As Representações Sociais. EdUERJ, Rio de Janeiro, 2001.

Lebaron, F., A sociologia de A a Z: 250 palavras para compreender. Escolar Editora, Lisboa 2010.

Lukamba, A., A globalização e os conflitos no sul: o caso angolano. Roma, 2001.

Moscovici, S. (2007). Representações Sociais: Investigação em Psicologia Social. Ed. Vozes, 5ª ed., Rio de Janeiro, 2007.

Quivi, R.; Campenhoudt, L. V., Manual de investigação em ciências sociais. Grávida Editora, 6ª ed., Lisboa, 2013.

Sawaia, B. (Org.), As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade. Editora Vozes, 2ª ed., Petrópolis, 2001.

Tuckman, B., Manual de investigação em educação. Lisboa, 2000.

Van-dúnem, J. O.S., Fundos Sociais: um colírio no combate à pobreza? Um estudo de caso do Fundo de Apoio Social. Edições Kilombelombe Limitada, Luanda, 2008.

Downloads

Publicado

06-06-2019

Como Citar

Kavita, B. J. . (2019). Exclusão social e pobreza juvenil na cidade do Huambo: um estudo de caso dos lavadores de carros nas ruas. Revista Sol Nascente, 8(1), 51–75. Obtido de https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/15

Edição

Secção

Artigos