PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPO DE CRISE E INCERTEZAS: QUESTÕES E DESAFIOS

Autores

Resumo

Partindo do pressuposto de que a crise que vivemos é, antes de mais, de âmbito moral e intelectual que não se deve a uma situação objectiva, mas fruto de uma reação subjectiva (Crozier, 1995), o conhecimento produzido pelas instituições de ensino superior passou a ser divulgado de forma mais rápida e precipuamente com maior tendência de ser mais questionado. Esta realidade foi bastante evidenciada durante o período da pandemia da COVID-19 e reforçada recentemente com a emergência do uso do ChatGPT nas produções científicas.

Nestes tempos de crise, a expressão “produção científica” ganhou maior visibilidade. Entretanto, sujeita a diversos questionamentos, a produção científica vive tempos áureos em que se produz bastante e difundem-se resultados a uma velocidade nunca experimentada. Contudo, essa rapidez na produção e na difusão do conhecimento começa a ser questionada e como tal a levantar variados desafios, pois novas praticas como Creative Commons, salami science e recurso a assistentes de escrita como ChatGPT, criaram um acesso debate sobre questões éticas e legais.

Referências

Aragão, J. & Mendes M. (2017). Metodologia científica. Universidade Federal da Bahia: Salvador.

Bortoncello, L. & Cruz, W. (2012). Análise de temas, relações e tendências na produção científica em tecnologias e educação. CESUMAR: Vol. 14, Nº 2 (2012): Iniciação Científica.

Crozier, M. (1995). A crise da inteligência: ensaio sobre a capacidade de reforma das elites. Instituto Piaget: Lisboa.

Ferreira, A. (2013). O papel do Ensino Superior no quadro do desenvolvimento em Moçambique. Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento: Vol. 1, Nº 1 (2013): Cooperação Internacional e Desenvolvimento em Moçambique.

Ferro, M. (1998). As sociedades doentes do progresso. Instituto Piaget: Lisboa.

Laita, M. (2015). A universidade em questão: uma leitura do processo de Bolonha no contexto moçambicano. Fundação AIS: Nampula.

Koller, S.; Couto, M. & Hohendorff, J. (2014). Manual de produção científica. Penso: Porto Alegre.

Sampaio, M.; Sabadini, A. & Koller, S. (2022). Produção científica: um guia prático. USP: São Paulo.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

CHIPACO, E. F. B. E. F. B. C. (2023). PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPO DE CRISE E INCERTEZAS: QUESTÕES E DESAFIOS. Revista Sol Nascente, 12(2), 1–5. Obtido de https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/261