ANÁLISE DA EMERGÊNCIA DO PROFESSOR 2.0 E AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO USO DA WEB 2.0 NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL: ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Professor 2.0, Web 2.0, TIC’s;, Formação dos ProfessoresResumo
Este artigo procurou discutir resultados de um estudo de caso efectuado com 24 professores numa Escola Secundária em Moçambique. Inicialmente, o artigo aborda sobre dois conceitos interdependentes: o professor 2.0 e a Web 2.0 enquanto potencialidades pedagógicas no ensino-aprendizagem. A pesquisa seguiu uma abordagem combinatória qualitativa e quantitativa, com a finalidade descritiva e exploratória. Os dados foram colectados através da análise bibliográfica e com os instrumentos de questionário semi-abertos. A seguir, fez-se análise, interpretação e discussão dos resultados. Da análise e discussão dos dados recolhidos, concluiu-se que os professores da escola estudada enfrentam inúmeros desafios no uso da Web 2.0, desde a inclusão digital, domínio da linguagem computacional para uma nova prática pedagógica, inclusão das novas ferramentas digitais no currículo, conflitos geracionais entre os nativos digitais e imigrantes digitais e a falta de capacitação sobre o uso dessas ferramentas da Web 2.0. Os resultados também evidenciaram por parte dos professores que apesar dos desafios apresentados, a Web 2.0 possibilita o envolvimento dos alunos em participarem das aulas com as TIC’s. Os professores acreditam que o uso das TIC’s, no desenvolvimento do currículo, pode fortalecer um ensino mais colaborativo e construtivo na sala de aulas, por meio de métodos instrucionais baseados na distribuição da Web 2.0.
Referências
Almeida, Maria E. B. De. (2010). Web Currículo, caminhos e narrativas. Anais do II Seminário Web Currículo [online]. São Paulo: PUC-SP.
António, G. L & Coutinho, C. P. (s/d). A integração curricular das TIC no sistema de ensino em Moçambique: iniciativas em curso, II Congresso Internacional TIC e Educação.
Andrade, Elisa Daniele D. (2011). O pedagogo e as novas tecnologias. Paraná- Curitiba: Papirus,
Coutinho, C. Pereira (2009). Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de português. Revista Educação, Formação & Tecnologias, vol. 2 (1), Maio, p. 75-83.
Carvalho, Artemis Barreto de e Silva, Darkson Kleber Alves da (2014), O uso das TIC’s na educação: desafios e perspectivas para o professor. Colóquio Internacional São Cristóvão, Educação na Contemporaneidade, Brasil.
Flick, U. (2013). Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso.
Gil, A. (2010). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas.
Kenski, V. M. (2007). Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.
Laiola, Alberto. (2016). As tecnologias de informação e comunicação no ensino geral: uma perspectiva filosófica do problema do uso de telemóveis na sala de aulas, REID- Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, UCM, Vol. 1, Nº. 6, p.68-76.
Lakatos, E. & Marconi, M. (2011). Fundamentos de metodologia científica. 1ª ed. São Paulo: Atlas.
MINED. (2012). Plano estratégico da educação 2012-2016: construindo competências para um Moçambique em constante desenvolvimento. Maputo, Moçambique: MINED.
Moran, José. M, Masetto, Marcos. T.; Behrens, M. P. (2009). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Editora Papirus.
Machado, Ana. Cláudia T. (2008). Novas Formas de Produção de Conhecimento: Utilização de Ferramentas da WEB 2.0 como Recurso Pedagógico, Revista Udesc Virtu@l, Vol.1, No.2, disponível: http://periodicos.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/viewFile/1655/1332
Pereira, E. G & Oliveira, L. R. (2012). TIC’s na educação: desafios, conflitos e potencialidades pedagógicas com a web 2.0, Anais do X Colóquio sobre questões Curriculares & VI Colóquio Luso-brasileiro de Currículo, Belo Horizonte-MG, Setembro, p, 1-24.
Silva, B & Carneiro, M. (2009). A Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem no ensino de Ciências. En J. Sánchez (Ed.): Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 5, pp. 77 – 82, Santiago de Chile.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 CLÁUDIO SINDIQUE
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.