PROPOSTA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA CADEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE DOCÊNCIA EM ENSINO POLICIAL, NA ACADEMIA DE POLÍCIA, COMANDANTE SANTANA ANDRÉ PITRA “PETROFF”

Autores

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Plano Curricular, Docência em Ensino Policial, Academia de Polícia

Resumo

O presente artigo – Proposta para a Implementação da Cadeira de Língua Portuguesa no Curso de Docência em Ensino Policial, na Academia de Polícia, Comandante Santana André Pitra “Petroff” – aborda situações relacionadas à importância da Língua Portuguesa (LP) nas instituições de ensino policial. O principal objectivo é propor a sua implementação como unidade curricular no Curso de Docência em Ensino Policial (CDEP), na Academia de Polícia (ACADEPOL), Comandante Santana André Pitra “Petroff”. Metodologicamente, servimo-nos de um estudo quantitativo, essencialmente à base das pesquisas bibliográfica e documental, cujo tratamento para a recolha dos dados foi possível mediante um inquérito por questionário submetido aos membros de direcção da instituição e aos respectivos professores, tendo constatado que a grelha de cadeiras que compõem o plano curricular desse curso não contempla a cadeira de LP que, em diferentes instituições de ensino, geralmente se afigura como transversal e necessária para a aprendizagem e domínio de outras matérias curriculares. Por via do inquérito por questionário, pudemos inferir que a elaboração do plano curricular não foi consensual, porquanto alguns inquiridos (membros de direcção e professores) não sabiam da inexistência da cadeira no referido plano curricular. Todavia, os inquiridos reconhecem a importância da mesma e recomendam a sua implementação.

Referências

Adriano, P. S. (2014). Tratamento Morfossintáctico de Expressões e Estruturas Frásicas do Português em Angola – Divergências em relação à Norma Europeia. (Tese de Doutoramento em Linguística). Évora: Universidade de Évora.

Angola. (2022). Constituição da República de Angola, Edição Especial Actualizada. Luanda: Lexdata - Sistemas e Edições Jurídicas, Lda., 1.ª edição.

Angola. (2019). Decreto Presidencial n.º 152/19, Novo Estatuto Orgânico da Polícia Nacional de Angola. Diário da República, n.º 65, I Série, 15 de Maio. Luanda, Imprensa Nacional - E.P.

Amorim, C., & Sousa, C. (2014). Gramática da Língua Portuguesa. Arial Editores.

Azeredo, M. O., Pinto, M. I., & Lopes, M. C. (2014). Da Comunicação à Expressão - Gramática Prática de Português. Lisboa: Raiz Editora.

Chicuna, A. M. (2009). Tratamento Lexicográfico dos Portuguesismos em Kiyombe. (Tese de Doutoramento em Linguística). Lisboa: Universidade Nova deLisboa.

Costa, A., Botelho, F., Solla, L., & Soares, L. V. (2019). Manual de Língua Portuguesa para Professores do Ensino Primário. Luanda: 2.ª edição.

Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2013). Saber Falar Saber Escrever: Um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa. Alfragide, Portugal: D. Quixote, 13.ª edição.

Gaspar, S. I. (2015). A Língua Portuguesa em Angola: Contributos para uma metodologia de Língua Segunda. (Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa.

Prodanov, C. C., & Feitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2.ª edição.

Silva, J. G. (2021). Operadores de sequencialização do discurso. Estudo de caso nos relatórios de fim de curso no IMC Médio Politécnico Pascoal Luvualu. (Tese de Doutoramento em Linguística). Évora: Universidade de Évora.

Undolo, M. E. S. (2014). Caracterização da Norma do Português em Angola. (Tese de Doutoramento em Linguística). Évora: Universidade de Évora.

Vilelas, J. (2017). Investigação Científica: O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

DA SILVA, C. D. J. . (2023). PROPOSTA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA CADEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO DE DOCÊNCIA EM ENSINO POLICIAL, NA ACADEMIA DE POLÍCIA, COMANDANTE SANTANA ANDRÉ PITRA “PETROFF”. Revista Sol Nascente, 12(2), 147–170. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/260