O Conceito de Pessoa e a Metafísica da Unidade Africana

Autores

Palavras-chave:

Pessoa humana, África, Fundamento Metafísico, Fundamento Metafísico e Diálogo

Resumo

A vocação à unidade é uma característica natural da pessoa humana porquanto esta é essencialmente livre, relacional e dialogante. A África é um complexo e heterogéneo mosaico de povos, línguas, raças, culturas, etnias e religiões, cujo fundamento metafísico de origem representa uma unidade indivisível na realidade histórica. O fundamento metafísico de origem é importante porquanto em todos os campos tudo o que une os seres humanos é mais forte do que o que os separa. Nisto, o diálogo é necessário para superar os preconceitos e desentendimentos históricos, as divisões, intolerâncias e fundamentalismos que infelizmente se vão intensificando na actualidade. O diálogo, conducente à unidade, não obriga, mas se move no respeito da liberdade da pessoa e da soberania de cada Estado. Enfim, trata-se de um diálogo sincero e fecundo que reconhecendo toda a legítima diversidade promove o respeito, a concórdia e a colaboração.

Referências

ABBAGNANO, Nicola, Storia della filosofia I, UTET, Torino 1963.

BERTI, Enrico, Il concetto di persona nella storia del pensiero filosofico, in AA.VV., Persona e personalismo. Aspetti filosofici e teologici, Fondazione Lanza, Padova 1992.

DI NISSA, Gregorio La grande catechesi, CIttà Nuova, Roma 1982.

ELUNGU, P. E. A., Eveil philosophique africain, Éditions L’Hartmattan, Paris 1984.

KAMBALU, Lourenço Flaviano, A democracia personalista. Os fundamentos onto-antropológicos da política à luz de Pietro Pavan, Paulinas, Lisboa 2012.

MICAELLI, Claudio, “Natura” e “Persona” nel “Contra Eutychen et Nestorium” di Boezio: Osservazioni su alcuni problemi filosofici e linguistici, in Luca OBERTELLO (a cura di), Atti del Congresso Internazionale di Studi Boeziani (Pavia 5-8 ott. 1980), Herder, Roma 1981.

MIGUEL, Pedro F., África. Uma visão global, Viverein, Roma 2013

MONDIN, Battista, Introdução à filosofia. Problemas, sistemas, autores, obras, Paulus, São Paulo 200714.

MONDIN, Battista, Curso de filosofia. Os filósofos do Ocidente, vol.I, Paulus, São Paulo 200714.

NAZIANZENO, Gregorio, I cinque discorsi teologici, CIttà Nuova, Roma 1986.

NÉDONCELLE, Maurice, Prosopon et persona dans l’antiquité classique. Essai di bilan linguistique, in «Revue des sciences religieuses» XXII (1948) 277-299; A. MILANO, Persona in teologia, Dehoniane, Napoli 1984

PANNIKKAR, Raimondo, Il messaggio dell’India di ieri al mondo di oggi, in «Filosofia», n. 22, 1971, pp. 3-10.

REALE Giovanni – ANTISERI, Dario, Il pensiero occidentale dale origini ad oggi, vol. I, Editrice Scuola, Brescia 200022.

RIGOBELLO, Armando, Perché la filosofia, Editrice La Scuola, Brescia 19975.

ROVIGHI, Sofia Vanni, Elementi di filosofia, Editrice La Scuola, Brescia 19755.

SERRANO, Carlos –WALDMAN, Maurício, Memória d’África. A temática africana em sala de aula, Cortez Editora, São Paulo 20082.

STEIN, Edith, Essere finito e essere eterno. Per una elevavazione al senso dell’essere, Città Nuova, Roma 1988, p. 380.

TRANFO, Luigi, Africa. La transizione. Tra sfruttamento e indifferenza, E.M.I., Bologna 1995.

Downloads

Publicado

06-06-2018

Como Citar

Kambalu , F. (2018). O Conceito de Pessoa e a Metafísica da Unidade Africana. Revista Sol Nascente, 7(1), 4–17. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/7

Edição

Secção

Artigos