A colonização, uma referência historicizante do discurso sobre a descolonização de áfrica: uma provocação filosófica a partir de Frantz Fanon

Autores

Palavras-chave:

colonização, civilização, violência, despersonalização, descolonização, emancipação

Resumo

O presente trabalho procurou desconstruir, a partir das teses de Frantz Fanon, sobretudo aquelas formuladas nos “Condenados da Terra”, a ideia de uma suposta missão civilizadora subjacente na intenção colonizadora consubstanciada na equação “colonização igual a civilização e paganismo igual a selvageria”. Partindo de uma indagação da validade criticável da equação em epígrafe, cruzou os factos às doutrinas que versam sobre o fenómeno da colonização de África, e chegou a depreender, com uma certa objectividade, de que a colonização em África, tal ficou visto por Fanon, foi mais um movimento de despersonalização e de coisificação dos africanos em geral e, dos negros, em particular do que um projecto de humanização e de emancipação dos indígenas de África negra. Ficou, portanto evidente, ao longo deste trabalho, de que a colonização foi uma violência que extraiu a sua originalidade na substantivação do colonizado. Uma violência que, não só, presidiu ao arranjo do mundo colonial, como também, ritmou e alimentou a destruição antropológica e ontológica do negro-africano, incluindo todas as suas formas sociais; arrasou completamente os seus sistemas de referências económicas, os seus modos “essendi et operandi” e decretou a crise sócio-cultural dos povos negros de África.

Referências

FANON, Frantz, Frantz Fanon Ouevres, Paris, Éditions La Découverte, 2011.

FANON, Frantz, Les damnés de la terre, Paris, Éditions la Découverte, (Préface de Jean-Paul Sartre), 1961.

FANON, Frantz, Os condenados da terra, Rio de Janeiro – Brasil, Civilização Brasileira, Tradução de José L. de Melo, 1968.

Outras obras

BOURDIEU, Pierre, Sociologie de l’Algerie. Paris, PUF, 1958.

BURAWOY, Michael, Marxismo encontra Bourdieu Campinas, Editora Unicamp, 2010.

CABRAL, Iva, A Primeira Elite Colonial Atlântica: Dos “homens honrados broncos” de Santiago à “nobreza da terra”. Finais do séc. XV – início do séc. XVII, Cabo Verde, Pedro Cardoso Livraria, 2015.

CÉSAIRE, Aimé, Discurso sobre a colonização, Lisboa, Livraria Sá da Costa Editora, 1978.

CONSTATINI, Dino, Mission civilisatrice: le role de l’histoire colonial dans la construction de l’identité politique française, Paris, Éditions de la Découverte, 2008.

DE VIGNY, Alfred, “Critique des anedotes historiques sur Alger de Jean-Toussaint de Merle”, In: Bancel Nicolas, Blanchard Pascal, Verges Françoise. La Republique colonial. Paris, Albin Michel, Coll. Pluriel, 2003.

FOLLIET, Joseph, Le droit de colonisation: Étude de morale sociale et international, Lyon, G.Neveu, 1932.

GIRARD, René, La Violence et le Sacré, Paris, Grasset, réé. Pluriel, 1972;

GROUSSET, René, L’homme et son histoire, Paris, Plon, 1954.

NUSSBAUM, C. Martha, Not For Profit: Why Democracy Needs The Humanities, Oxford, Princeton University Press, 2010.

RENAN, Ernest, La Réforme Intellectuelle et Morale de la France, Paris, Union Générale d’Éditions, 1967.

SARTRE, Jean-Paul, “Le Genocide”, In: Les Temps modernes, nº259, Gallimard, Decembre, 1967.

SEMELIN, Jacques, Purifier et Détruir: Usages politiques de massacres et génocides, Paris, Seuil, 2005.

SENGHOR, Leopold Sedar (1964). On African Socialism. London, Pall Mall Press, 1964.

Artigos e Dicionários

BOURDIEU, Pierre (1987). Le Sens Commum: Chose dites. In: Fildwork in philosophy, Paris, Les Éditions de Minuit;

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Academia das Ciências de Lisboa, Editorial Verbo, 2001.

Enciclopédia Luso Brasileira da Cultura, Editorial Verbo, Lisboa, nº5

OLÚFÉMI, Táiwo (2004). “Post-Independence African Political Philosophy”. In: Kwasi Wiredu. A Companion to African Philosophy. Cornwall, MPG Books Ltd, Bodmim, 2004, pp. 243-260.

Downloads

Publicado

06-06-2018

Como Citar

Faustino , N. M. . (2018). A colonização, uma referência historicizante do discurso sobre a descolonização de áfrica: uma provocação filosófica a partir de Frantz Fanon. Revista Sol Nascente, 7(1), 18–44. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/8

Edição

Secção

Artigos