A depressão pós-parto em puérperas atendidas na Maternidade Lucrécia Paim em Luanda: uma compreensão sobre os factores psicossociais

Autores

Palavras-chave:

Depressão pós-parto, factores psicossociais, puérperas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender os factores psicossociais que estão na base da depressão pós-parto em puérperas assistidas na maternidade Lucrécia Paim em Luanda e o problema: Quais são os factores psicossociais que estão na base da depressão pós-parto em puérperas assistidas na maternidade Lucrécia Paim em Luanda? Os antecedentes históricos da depressão pós-parto, o luto, a melancolia, a autoestima, os factores psicossociais, transtorno depressivo maior e puérperas, faram tidos como aspetos teóricos. Realizou-se um estudo misto de carácter quanti-qualitativo, que permitiu a compreensão desta problemática, os métodos de recolha de dados foram: as entrevistas estruturadas, inquérito por questionário e o inventário de Beck. Como resultados verificou-se um maior predomínio nas idades dos 15 a 20 anos; quanto ao nível de escolaridade as mulheres em estudo possuem apenas o primeiro ciclo e outras são iletradas, quanto ao estado civil na sua maioria são solteiras, essas mulheres não trabalham e outras têm a actividade doméstica como ocupação; as mesmas afirmam ser importante o acompanhamento psicológico como forma a minimizar a depressão pós-parto, na sua maioria não têm recebido apoio do marido e estes têm demonstrado uma atitude péssima para com as mesmas, quanto ao estado actual da pressão, nelas prevalece o mínimo e o moderado. Incapacidade para cuidar do bebé; idealizações diferentes da realidade acerca das características do bebé; tristeza prolongada, desmotivação e ideias obsessivas, afetação da gravidez na vida profissional, o abandono de trabalho, a falta de apoio familiar, a fuga a paternidade, a pobreza extrema, famílias vulneráveis e disfuncionais foram os factores psicossociais da depressão pós-parto na amostra estudada.

Referências

Araújo, M. e Schiavo, C. (2018). As configurações subjetivas da depressão pós-parto: para além da padronização patologizante. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.

Areias, M. E. G.; Augusto, A. R.; Figueiredo, B.; Calheiros, J. M. e Figueiredo, E., (2005). Psicologia do puerpério: a depressão pós-parto – revisão sobre epidemiologia, etiologia e extensão das consequências, Arq-Med, 6(2): 104-108.

Arrais, V. (2005). As configurações subjetivas da depressão pós-parto: para além da padronização patologizante. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.

Batista, M. N.; BATISTA, A. S. D.; OLIVEIRA, M. G. (2014). Depressão e gênero: porque as mulheres se deprimem mais que os homens? In: BATISTA, N. (org), Suicídio e depressão: actualizações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S. A., 2004, p. 50-59.

Cantilino, J. e Garcia, B. (2009). Depressão pós-parto: um problema latente. Revista Gaúcha Enfermagem; 30(3): 516-24.

CFP, (2009). O desenvolvimento do apego: Uma família em formação. Porto Alegre: Artes Médicas.

Costa (1999). Ansiedade na gravidez: Estudo exploratório de possíveis determinantes da ansiedade em gravidas primíparas e multíparas. Monografia apresentada a Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Psicologia Clinica, orientada por Luisa Cunha, Porto.

Dias, M.N. (2003). Teoria, Aplicações de casos clínicos. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. S.A

DSM – IV. (1994). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 4ª ed..

Fisher, H. et al, (2012). Depressão pós-parto, Psicose pós-parto e tristesa materna. Campinas: Portancia.

Freud S. (1976). Luto e melancolia. In: Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

Kachele, H; KORDY, H. (1993). Sobre os resultados das psicoterapias. RJ: Revista de Psiquiatria. Rio de Janeiro.

Konradt, G. et al. (2011). Sobre os resultados das psicoterapias. RJ: Revista de Psiquiatria. Rio de Janeiro.

Maldonado, T. (1996). A violência doméstica como indicador de risco no rastreamento da depressão pós-parto. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia., 29(9), 470-7.

Marcio, N. (2010). Depressão pós-parto, a importância do diagnóstico precoce, Cáceres/Mt, Dezembro, 2013. DISSERTAÇÃO.

Maurício, D. e Euclides, N. (2001). Depressão pós-parto, Psicose pós-parto e tristesa materna. Campinas: Portancia.

Meager e Milgrom, (1996). Depressão no ciclo gravídico Puerperal. Com. Ciências Saúde, v. 19, n. 1, p. 51-60.

Ribeiro, M. e Andrade, A. (2009). Parto cesárea é fator de risco para depressão pós-parto?. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 01/05/2020.

Sarmento, H. M; Da Silva, F. A. B.; Sobreira, M. V. S. (2020). Factores de risco da depressão pós-parto em adolescentes. Revista Temas em Saúde, 20 (6), ISSN 2447-2131.

Schmidt, D. Piccoloto, M. e Muller, R. (2005). Depressão pós-parto: factores de risco e repercussões no desenvolvimento infantil. Porto Alegre. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 11/10/2020.

Schwengber, D.D.S; PICCININI, C.A. (2003). O Impacto da depressão pós-parto para a interacção mãe-bebé. Estudos de Psicologia, Campinas, 8(3), p. 403-411.

Downloads

Publicado

28-06-2022

Como Citar

Niuka, . A. B. D. . (2022). A depressão pós-parto em puérperas atendidas na Maternidade Lucrécia Paim em Luanda: uma compreensão sobre os factores psicossociais. Revista Sol Nascente, 11(01), 20–36. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/132