Caracterização do processo de ensino e aprendizagem não universitário angolano. Desafios e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Processo, Ensino, Aprendizagem, Sistema

Resumo

A presente comunicação faz uma caracterização do Processo de Ensino e Aprendizagem não Universitário com ênfase nos seus desafios e perspectivas. Analisa este processo a partir da interpretação sistêmica que decorre dos pressupostos legais da Educação e Ensino em Angola. Como método usa a revisão bibliográfica e a interpretação e fundamenta a caracterização do referido processo como variável básica para a análise da qualidade do Sistema de Educação e Ensino em Angola, idealizado com base nos princípios da legalidade, da integridade, da laicidade, da universalidade, da democraticidade, da gratuitidade, da obrigatoriedade, da intervenção do Estado, da qualidade de serviços, da educação e promoção dos valores morais, cívicos e patrióticos. Tem como objectivo reflectir sobre os aspectos que o caracterizam e que interferem na sua qualidade. Apresenta a missão do processo integrada ao Sistema em que todos os agentes educativos participam da sua funcionalidade.

Referências

Delors, J. et.al., (2006). EDUCAÇÃO: Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 10ª edição. São Paulo: Cortez Editora.

Eliana Alves Leite Pereira e Eloi Lopes da Silva. (2008). Educação, Ética e Cidadania: A contribuição da actual instituição escolar. s.c. s.c.e.

FULLAT, O. (2000). Filosofia da Educação. Madrid: Editorial Sintesis Educación.

FREIRE, P. (s.d.). Educação como Prática da Liberdade. 5ª edição. Lisboa: Dinalivro Lda.

GOTZENS, C. (2003). A Disciplina Escolar: Prevenção e intervenção nos problemas de comportamento. 2ª edição. Trad. de Fátima Murad. São Paulo: Artmedd Editora.

Grilo, M. (2002). Desafios da Educação - Ideiasb para uma política educativa no século XXI. Lisboa: Oficina do Livro.

Liberato, E. (2014). Avanços e retrocessos da educação em Angola. Revista Brasileira de Educação, 1003.

Lopes, C. d. (2005). Caracterizar a Acção Educativa para ensinar a partir do Aluno. S.C.: Edições Cosmos.

Morin, E. (2002). Os Sete Saberes Para a Educação do Futuro. Trad. de Ana Paula de Viveiros. Lisboa: Instituto Piaget.

Ngaba, A. V. (2012). Políticas Educativas em Angola - Entre o global e o local: o sistema educatuivo mundial. Mbanza-Kongo: SEDIECA.

Ngula, A. (2003). A escolarização em África. Das grandes ilusões à pedagogia do projecto. Roma: Edizioni Vivere i.

Perrenoud, P. (1995). Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar. Porto: Porto Editora.

Perrenoud, P. (2002). A Escola e a aprendizagem da democracia. Porto: Asa.

Silva, A. J. (2016). La superación psicopedagógica de los docentes de unversidad `José Eduardo dos Santos´ de la República de Angola. Tesis doctoral. La Habana: Universidade de Ciencias Pedagógicas `Enrique José Varona´.

Downloads

Publicado

06-06-2018

Como Citar

Moisés, I. J. I., & Silva , A. J. D. (2018). Caracterização do processo de ensino e aprendizagem não universitário angolano. Desafios e perspectivas. Revista Sol Nascente, 7(1), 65–75. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/11

Edição

Secção

Artigos