DEMOCRACIA E TOTALITARISMO: UMA ABORDAGEM SOBRE A REALIDADE ANGOLANA

Autores

Palavras-chave:

Angola, democracia, totalitarismo, intolerância intelectual, exclusão social

Resumo

O presente artigo tem como objectivo propor uma ampla discussão sobre democracia e totalitarismo, a partir de uma abordagem sobre a realidade angolana. Procuramos, ainda, destacar a democracia como valor, como um processo de legitimidade sobre a intolerância intelectual e a exclusão social. A democracia, desde o seu aparecimento nas antigas sociedades gregas, consiste no poder assente no povo. Deste modo, pode afirmar-se que, numa determinada sociedade, o poder pertence ao povo. Uma das características fundamentais do actual estágio da modernidade é a legitimidade da democracia como forma de organização política das sociedades actuais. Logo, a democracia reveste-se da dupla figura de um ideal portador de igualdade, de liberdade e da participação dos cidadãos na vida pública. As outras preocupações que pretendemos discutir prendem-se com a abordagem analítica e histórica da relação entre democracia e totalitarismo. O comunismo é apontado como um sistema totalitário, autoritário e ditatorial, pelo que, no período contemporâneo, o estudo do totalitarismo mostra-se essencial para a compreensão dos fenómenos actuais, na medida em que não existe um sistema totalitário que não seja contemporaneamente autoritário e ditatorial. Nossa abordagem permite identificar em Angola a existência de um processo com regras democráticas, mas que convive, com um conteúdo substantivo totalitário, de exclusão social e de violência.

Referências

Aguiar R. 2012, «O papel dos movimentos sociais estudantes universitário nos processos de construção da democracia e desenvolvimento sustentável», CIC-Centro de António (2019), Transição pela Transação: uma análise da democratização em Angola. São Paulo, Alupolo.

Arendt H. (1989), Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo, Companhia das Letras.

Aristóteles (2010), Politica. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo, Editora Martin Claret.

Aristoteles (2010), Ética a nicômaco. Tradução de Pedro Constantin Tolens. São Paulo, Editora Martin Claret.

Becker P. & Raveloson &. Jean AiméS/d, O quê é democracia. Consultado dia 4 de Dezembro de 2023 em: www.scielo.br .

Bobbio N. (1992), O futuro da democracia: Uma defesa das regras do jogo. Tradução de Marco Aurélio Nogueira.Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra [«Pensamento crítico»; 63].1987, Estado, governo, sociedade: Para uma teoria geral da política. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra [«Pensamento crítico»; 69].

Burdeau G. (2010), O Estado. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Bruno. São Paulo, Livraria Martins Fontes Editora.

Clementino M (2009), O grito: analogias, anomalias e patologias sociais. Curitiba, Gráfica e editora.

Cardoso F. H. (1975), Autoritarismo e democracia. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra.

Carvalho P. (2002), Angola, quanto tempo falta para amanhã. Reflexões sobre as crises políticas, económica e social. Oeiras, Celta Editora.

Coelho (1999), Angola, História e Estória da informação. Luanda: executive Center.

Cruz D. (2017), Democracia académica e liberdade científica em Angola. Luanda,

Faria P.C. J.(2019), O público e o político em Angola. Luanda. Chiado.

Ferreira A.J. (2014), Totalitarismo e democracia. Maputo, Edições Paulinas.

Giddens A. 2010, Sociologia. Lisboa, fundação colouste Gulbenkian.

Hermet G. (1997), A democracia. Tradução de Mónica Pinto. Lisboa, Instituto Piaget [«Biblioteca básica de ciência e cultura»].

Imbamba J. M. (2003), Uma nova cultura para mulheres e homens novos. Um projecto filosófico para Angola do terceiro milénio à luz da filosofia de Battista Mondin. Luanda, Esdições Paulinas; Universidade Católica de Angola.

Kajibanga V. (2008), «Liberdades académicas e responsabilidade social dos universitários africanos», RAS — Revista Angolana de Sociologia, (Luanda) , n.º 1, pp. 73-83.

, «Democracia e dimensão cultural de desenvolvimento. Uma reflexão sociológica sobre o caso Africano», RAS — Revista Angolana de Sociologia, (Luanda), n.º 3, p. 70.

Linz Juan J. 1979, Regimes autoritários. São Paulo, Editora Paz e Terra.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

CASTEIRO, P. D. . (2023). DEMOCRACIA E TOTALITARISMO: UMA ABORDAGEM SOBRE A REALIDADE ANGOLANA. Revista Sol Nascente, 12(2), 46–65. Obtido de http://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/255