ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS RESULTADOS DOS EXAMES NACIONAIS DE ACESSO NA ESPE-BENGO: ANÁLISE DE DADOS
Palavras-chave:
Análise de dados, Exames Nacionais de Acesso, Resultados.Resumo
Neste estudo, feito na Escola Superior Pedagógica do Bengo, observamos uma tendência preocupante: a queda substancial na admissão de novos estudantes, acompanhada por uma crescente taxa de reprovação nos exames nacionais de acesso. Para entendermos melhor essa situação, realizamos uma análise de dados detalhada dos exames nacionais de acesso dos anos académicos 2021/2022, 2022/2023 e 2023/2024 nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática dos cursos de Licenciatura em Ensino da Matemática, Ensino da Informática e Ensino da História e Ensino Primário. O estudo não se limitou apenas em quantificar acertos e erros, mas também categorizar perguntas por temas. Além disso, investigamos a origem dos candidatos, considerando o tipo de ensino médio frequentado. Com isso, identificamos áreas críticas onde os candidatos enfrentam maiores dificuldades, fornecendo insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias e de melhoria. Os resultados destacam a necessidade de aprimorar a preparação dos candidatos e ressaltam a importância de intervenções específicas, como cursos preparatórios, para elevar o desempenho e promover a inclusão de um número maior de estudantes qualificados.
Referências
Alves, A. M. (2010). As desigualdades no acesso ao ensino superior em Portugal: Uma análise sociológica. Sociologia, Problemas e Práticas, 35-58.
Angola, P. d. (2019). Decreto Presidencial nº 5/19. Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior.
Angola, P. d. (2020). Decreto Presidencial n.º 273/20, de 21 de outubro. Obtido de https://www.lex.ao/
Angola, P. d. (2024). Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano 2023-2037. Obtido de https://www.lex.ao/
Ball, S. J. (2003). Class strategies and the education market: The middle classes and social advantage. Routledge.
Bloom, B. S. (1956). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. McKay.
Bourdieu , P., & Passeron, J.-C. (1970). La reproduction: Éléments pour une théorie du système d’enseignement. Les Éditions de Minuit.
Cardoso, P. (2008). Impacto da origem escolar no desempenho acadêmico no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação, 89–104.
Oliveira, J. A. (2015). Qualidade do ensino básico e secundário em Angola: Desafios e perspectivas. Revista Angolana de Educação, 45-60.
Tukey, J. W. (1977). Exploratory data analysis. Addison-Wesley.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 EUCLIDES CATUMBELA , FONSECA ANDRÉ, BERNARDO SACANENE

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.




















