TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS DOS TFC EM ENSINO DA HISTÓRIA NO ISCED-HUAMBO (2020-2023).

Autores

Palavras-chave:

Trabalho de Fim de Curso, Habilidade Investigativa, História

Resumo

O presente artigo tem como objectivo principal analisar as tendências investigativas dos Trabalhos de Fim de Curso na especialidade de História, arquivado no Departamento de Ensino e Investigação em Humanidades do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo (ISCED-HUAMBO) e em função da referida análise gerar um relatório com fortalezas e debilidades apresentadas pelos referidos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes entre os anos de 2020-2023. O mesmo foi desenvolvido pelos docentes afectos ao referido Departamento. Quanto à metodologia utilizada, empregaram-se diversos métodos (revisão bibliográfica, análise documental, histórico-lógico, estatísticos e matemáticos) como consta mais detalhadamente na segunda sessão que trata sobre a metodologia. Quanto a sua estrutura, está constituído por três sessões, onde na primeira consta uma introdução e uma breve fundamentação teórica, no segundo apresenta-se a metodologia utilizada, finalmente na terceira sessão, que constituí a parte essencial do artigo, consta os resultados e relatório que permitiu ao Departamento gerar uma base de dados para melhorar a sua planificação.

Referências

Abdo Najjar, E., Araújo Alves, L., (2009). Competências e habilidades para pesquisa em alunos de graduação de terapia ocupacional, vol.14, 145-149. [PDF]. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org.

Armando, A. F. (2022). Proposta de Avaliação de Trabalhos de Fim de Curso Revista Científica Multidisciplinar v.3, n.9.

Cervo, A, L-ervian, P, A. (2007). Metodología Científica. [PDF]. Disponível em: https://www.passeidireto.com/.

Gutiérrez, W. J. (2020). Caracterización de las Habilidades Investigativas en la Producción de Trabajos Académicos. Revista Studium Veritatis, Vol. 18, N. 24, (pp.153-169).

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M e Perreira, F. J. (2018). Metodologia da Pesquisa Científica. 1ªedição UAB/NTE/UFSM Universidade Federal de Santa Maria. [PDF]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br

Mapas de defesas dos Trabalhos de Fim de Curso na especialidade de História. (2023). Arquivo do Departamento de Ensino e Investigação em Humanidades do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo.

Martín, M. T. (2014). O Trabalho de Fim de Curso enquanto avaliador e avaliado em competências com recurso a ficha de avaliação. [PDF]. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/

Regime Académico do Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED-HUAMBO, 2023. Disponivel no Departamento de Ensino e Investigação em Humanidades.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

KANDJO, J. S. ., & CAHILA, W. (2023). TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS DOS TFC EM ENSINO DA HISTÓRIA NO ISCED-HUAMBO (2020-2023). Revista Sol Nascente, 12(2), 124–146. Obtido de https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/259